“As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”
Ludwig Wittgenstein]
É com esse pensamento lindo que falamos do último dia do Congresso galera!!
Sempre com o pensamento que a Fonoaudiologia está aí para fazer valer o direito dessa linguagem!!
Já em clima de despedida, pessoal já indo embora...
Fizemos amizade com as meninas da graduação da UFF de Friburgo, umas fofas!
Demos cartões do blog para o máximo de palestrantes que conseguimos,
Para alguns estudantes...
Enfim... agora só ano que vem! (e já tivemos informações extra-oficiais que será em Belém do Pará...quem se habilita?? EU!!! Rsrsrs)
Bom,
Assistimos a palestra sobre as inovações nos cursos de Pós graduação nas áreas da Audiologia e equilíbrio. Apresentada por coordenadores dos cursos da Santa Casa de SP, PUC, USP, que falaram bastante sobre o incentivo à iniciação científica, as bolsas de pesquisas, coordenadores de cursos que estão iniciando falaram sobre as dificuldades que enfrentam nesse começo, e sobre os projetos que dão certo. Uma verdadeira lição.
Depois partimos para a mesa do CFFa sobre Fonoaudiologia e projetos sociais, onde ações e projetos foram mostrados, como exemplo o projeto solar ear ( que desenvolve aparelhos auditivos digitais recarregáveis- surdos vindos da áfrica colaboraram técnicamente- é um projeto do CEFAC).
Uma frase muito verdadeira que foi dita nessa palestra e ficou marcada é “ a tua causa é aquilo que te toca” sobre a motivação para se fazer um projeto, disposição para correr atrás para que esse projeto se realize, aconteça, muito além do que as pessoas pensam que é só conseguir dinheiro, o que com certeza é muito importante, porém fazer um projeto sobre algo que te encanta, que te sensibliza, com certeza é tem que ser o motivo maior... é pra pensar, né gente??
Em seguida fomos a palestra dos patrocinadores sobre implante coclear e aparelhos auditivos, foi distribuído os aparelhinhos para que pudéssemos ver como funciona, o que foi interessante, pq pudemos ver o resultados, escutamos o som com e sem os aparelhos, comparamos, enfim...fora que toda essa tecnologia a gente só entende vendo né?? Rsrsrs
Encerramos o nosso dia assistindo a palestra de alfabetização e letramento, mergulhando no mundo da escrita e da leitura, e a cada vez que ouvimos vemos que tem muita gente precisando da ajuda da Fonoaudiologia nessa área... muita coisa para ser pesquisada, muitas coisa para ser estudada!!
E a nossa conclusão sobre o Congresso é que tem muita coisa nova por aí, e isso dá um gás danado para quem é estudante!!! E que todo estudante deveria vir aos Congressos para absorver um pouquinho dessa energia!!!
Valeeu super tudoo!!!
Encerrando com as fotinhas da mesa do Buda
e com as meninas da Fono da UFF de Friburgo!!