Pensado nas possíveis dúvidas dos pais e familiares de crianças surdas, decidimos expor resumidamente as principais filosofias educacionais para educação de surdos, assim, nós estudante e profissionais da fonoaudiologia poderemos orientar e ajudar nossos clientes nessa difícil escolha.
*BILINGUISMO
Propõe a aquisição tanto da Língua de Sinais, como língua materna, como a Língua Oral, sendo a segunda língua.
Seu conceito mais importante é que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias.
O bilingismo acredita que dominando a língua de sinais é mais fácil para o surdo perceber os aspectos comuns à língua oral, já que ele tem exemplos da lingua de sinais para se guiar.
1 limitação: A família deve aprender a língua de sinais para facilitar a comunicação.
1 vantagem: capacidade de expressão e compreensão a partir da língua de sinais.
*COMUNICAÇÃO TOTAL
Tem como principal preocupação os pocessos comunicativos entre surdos e surdos e entre surdos e ouvintes.
Defende a utilização de recursos espaço-visuomanuais como facilitadores da comunicação.
A comunicação total acredita que a língua de sinais é fundamental para o indivíduo surdo, assim como as demais formas de comunicação como oralização, AASI, leitura orofacial, gestos manuais, bimodalismo etc...
Na comunicação total, apesar da valorização da lingua de sinais, o mesmo nãonacontece com as caracterrísticas históricas e culturais da língua de sinais que estão presentes de forma subliminar...
1 limitação: A alteração de tempo entre a fala e os sinais pode prejudicar fonologicamente.
1 vantagem: Dá mais chances aos surdos de se interar nos 2 "mundos".
*ORALISMO
Tem como caracterítica principal a idéia de que o surdo necessita aprender a língua oral de seu país.
Pelo fato da língua de sinais ser mais fácil, o oralismo não faz uso da mesma, pois acredita-se que sem lingagem oral, o surdo fica restrito a sua própria comunidade, não tendo a possibilidade de se comunicar com a sociedade em geral. Estima-se que 95% dos surdos são filhos de pais ouvintes que não conhecem a língua de sinais, causando isolamento psicológico e prejuízo no desenvolvimento linguítico, cognitivo e social do indivíduo surdo.
1 limitação: É um processo longo que necessita de profissionais de educação preparados e o uso do AASI.
1 vantagem: Integração na comunidade ouvinte, possibilitanto entre outra coisas, a participação em escolas de ensino regular.
Dados retirados do segundo capítulo do livro "SURDEZ: Aquisição de linguagem e Inclusão Social" Da fonoaudióloga Rachel de Carvalho Pereira.
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