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terça-feira, 20 de julho de 2010

Qual é a função do fonoaudiólogo na escola?

De acordo com a Lei 6965, de 09/12/1981, que regulamenta a profissão, é de competência do fonoaudiólogo que trabalha em escolas desenvolver trabalho de prevenção no que se refere à área da comunicação oral e escrita, voz e audição e também participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.

A atuação do fonoaudiólogo que trabalha em escolas difere do profissional que atua em clínica e hospitais. Na escola, o fonoaudiólogo atua de forma preventiva, enquanto que em clínicas e em hospitais essa atuação é terapêutica. Não compete ao fonoaudiólogo que trabalha em escolas realizar terapia fonoaudiológica.

O trabalho da Fonoaudiologia Escolar é de orientação, estimulação e detecção de problemas na área de voz, de comunicação oral e escrita e audição, tendo como população-alvo alunos, pais e professores.

Com os alunos, o trabalho fonoaudiológico tem os seguintes objetivos:

1. Otimizar o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita.

2. Promover estratégias de prevenção, preservação e controle de abusos e riscos para a voz e a audição.

3. Estimular a eliminação de hábitos inadequados relacionados às alterações fonoaudiológicas.

4. Detectar precocemente alterações fonoaudiológicas relacionadas à audição, voz, motricidade orofacial e linguagem oral e escrita.

5. Encaminhar para profissionais, quando necessário e acompanhar os tratamentos externos à escola.

A atuação com professores visa:


1. Orientar quanto aos cuidados com a voz.

2. Ensinar estratégias vocais para conservação e maximização da voz, durante o uso profissional.

3. Promover informações quanto às alterações fonoaudiológicas, como desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita, e como estes podem ser otimizados em sala de aula.

4. Capacitar o profissional para detecção de possíveis alterações fonoaudiológicas que seus alunos venham a apresentar.

5. Encaminhar o professor que apresentar alterações vocais para profissionais especializados, acompanhando o tratamento.

No trabalho com os pais, o fonoaudiólogo realiza orientações sobre:

1. O desenvolvimento normal da criança e as alterações fonoaudiológicas comuns na infância.

2. A importância do estímulo familiar para otimização do desenvolvimento da criança.

3. O possível problema do filho e explicação de encaminhamentos necessários.

Um comentário:

  1. qual a idade que a criança deve começa a passar no profissional? pois meu filho tem 04 anos e fala poucas palavras por isso estar um pouco atrasado em relação aos outros colegas

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