FONOAUDIOLOGIA PRA VOCÊ!!!
BEM VINDO (A) AO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AS POSSIBLIDADES QUE A PROFISSÃO DE FONOAUDIÓLOGO OFERECE


Mais do que estudar os distúrbios da fala, voz e audição, a fonoaudiologia é uma profissão que permite trabalhar tanto na alteração como no aprimoramento da comunicação do indivíduo com o meio.
Segundo a professora de fonoaudiologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), Liliane Desgualdo Pereira, este "mundo de possibilidades" deve-se ao pouco tempo de existência da profissão e, também, à recente descoberta da importância do profissional no mercado.

 "A fonoaudiologia é uma profissão relativamente nova, com cerca de 30 anos de idade, ainda não há profissionais suficientes para atender a demanda do mercado. Entretanto, seu valor tem sido reconhecido", acredita.


De acordo com o último censo do IBGE, em todo o Brasil há apenas 25.000 fonoaudiólogos enquanto que, somente no estado de São Paulo, existem 200.000 advogados.

 "Essa quantidade de fonoaudiólogos é muito pequena para atender às necessidades de um país como o Brasil, portanto, creio que esse crescimento irá continuar pelo menos por mais alguns anos", diz Liliane.


Atualmente o profissional de fonoaudiologia passou a ser requisitado por diversos tipos de instituições. Entre elas, a professora cita hospitais, clínicas, ambulatórios, asilos, home-cares, escolas, unidades básicas de saúde e até mesmo veículos de comunicação e empresas de RH que tenham o interesse em aprimorar a comunicação de seus funcionários.

"Há muito campo de atuação para o fonoaudiólogo. Porém, é importante ressaltar que, na área clínica, talvez o campo esteja um pouco saturado, já que muitos profissionais acabam se concentrando apenas nesta área", ressalta.








5 comentários:

  1. Olá, boa tarde. Sou Fonoaudióloga e achei muito interessante o trabalho/desempenho de vocês em contribuir na divulgação das atuações/funções de nossa profissão.
    É desta forma, que conhecemos os futuros profissionais que antes de tudo, humanos e solidários, irão contribuir à saúde da comunicação humana. Sem esta, não há: interação, experiências, desenvolvimento, aprendizado e acima de tudo a dedicação e o respeito pela saúde e bem estar do mesmo. Por isso, nunca se esqueçam de que nosso principal objetivo é a linguagem humana, sem a qual não é possível a inserção do indivíduo na sua cultura e nem no exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou compartilhando com você algo que pode ser de interesse. Esta é uma campanha de crowdfunding onde iremos desenvolver um portal para que profissionais da saúde, que tenham regulamentação para tele saúde, possam prestar seus serviços online. Os pacientes poderão agendar as consultas, efetuar o pagamento e participar da consulta no ambiente. Com isso, profissionais não precisarão contratar uma empresa e investir no desenvolvimento de um site. Qualquer pessoa pode fazer doações ao projeto e ganhar recompensas. Se achar interessante, gostaria que publicassem no site ou blog. Confira a campanha no link: http://www.kickante.com.br/campanhas/primeiro-portal-de-consultas-online-no-brasil
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. MAL POSSO ESPERAR PRA ENTRAR NA FACULDADE LOGO YAAAAAY

    ResponderExcluir
  4. MAL POSSO ESPERAR PRA ENTRAR NA FACULDADE LOGO YAAAAAY

    ResponderExcluir
  5. Eu faço vestibular mês que vem e estou muito empolgado, mas a concorrência aqui na minha cidade assusta '-'

    ResponderExcluir