FONOAUDIOLOGIA PRA VOCÊ!!!
BEM VINDO (A) AO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Entrevista com o Fonoaudiólogo Reynaldo Lopes

O Profissional Fonoaudiólogo, por vezes desconhecido por muitos, tem ganhado cada vez mais espaço e reconhecimento na Sociedade . Este tem papel fundamental na área da saúde e da comunicação humana.

A Sociedade tem buscado-o para atender suas necessidades e este se imposto como profissional competente e seguro de seus deveres. Tal profissional tem mostrado diversas faces, até mesmo atrás dos palcos, nos camarins e em diversos locais em que hajam aplicação de técnicas vocais, controle e resistência respiratórias e das atividades corporais, motoras que atendam a outros profissionais como cantores, atores, professores e outros.
Em entrevista ao Blog Falando de Fonoaudiologia, o Fonoaudiólogo Reynaldo Lopes nos conta a importância deste profissional, suas áreas de atuação e do trabalho de técnicas e preparação vocais que vem realizando com o ator Celso André que está em cartaz com a peça As Mulheres de Branco.



Falando de Fonoaudiologia – Reynaldo, sendo você um profissional conhecido na Fonoaudiologia, nos dê um breve relato da atuação do profissional Fonoaudiólogo junto a população.

Reynaldo Lopes – O Fonoaudiólogo tem alcançado espaços interessantes em sua atuação profissional em várias áreas. Com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) que foi uma meta da Constituição
Brasileira em vigor, o profissional Fonoaudiólogo iniciou uma caminhada sem volta e em direção ao reconhecimento da população em geral, pois é ela que determina quais são os profissionais da saúde que precisamos. Hoje no Brasil o Fonoaudiólogo é requisitado em diversos setores da sociedade organizada, pois já se compreende que sem uma comunicação efetiva, nenhuma nação se desenvolve. O Fonoaudiólogo é um dos profissionais que fazem essa roda comunicativa girar a todo vapor. Estamos atuando desde a gestante ao idoso e fazemos parte efetiva dos Núcleos de Atendimentos à Saúde da Família, o NASF, em todo o Brasil. Somos necessários a sociedade e a cada dia mais reconhecidos solicitados por ela.

Falando de Fonoaudiologia – A Fonoaudiologia está em crescimento, quais são as áreas que você acredita serem essenciais para a Sociedade no Futuro?.

Reynaldo Lopes -Em relação a fonoaudiologia e baseado nos níveis de atenção a saúde coletiva, as áreas de atuação da audição humana, voz, linguagem e motricidade orofacial em todos os seus desdobramentos e faixas etárias estarão em evidencia em curto espaço de tempo, sem sobra de dúvidas

Falando de Fonoaudiologia – Qual a incidência de profissionais das artes que procuram auxílio do profissional Fonoaudiólogo para a utilização de técnicas vocais? E qual a importância deste trabalho?

Reynaldo Lopes – Não saberei aqui dar um quantitativo estatístico, mas como na minha atuação clinica meu enfoque é saúde vocal, percebo que há pelo menos quinze anos esses profissionais nos procuram com mais amiúde do que antes, pois estão mais conscientes do quanto o trabalho de um fonoaudiólogo pode acrescentar em qualidade ao seu trabalho artístico.

Falando de Fonoaudiologia – Este profissional precisa mudar hábitos para manter a saúde vocal? Quais?

Reynaldo Lopes – Numa boa parte das vezes sim, mas isso não é uma regra. Há muito estereótipos que não são verdades universais. Não são todos os artistas pessoas sensíveis e irresponsáveis, boêmias ou drogadas, como uma boa parcela da população insiste em acreditar e perpetuar esse ideário. É claro que quando nos chegam ao consultório artistas que fumam, bebem e se drogam, esses hábitos devem ser sinalizados como nocivos a saúde vocal e através dessa conscientização, procura-se, sem ser uma espécie de religioso ortodoxo, conquistar a confiança nessa ideia e modificar tais hábitos prejudiciais a sua saúde e atuação profissional. Na verdade tudo é baseado no livre arbítrio que o artista faz da sua vida. Tudo são escolhas e contra ela nada podemos fazer a não ser orientar e informar.

Falando de fonoaudiologia – O Profissional da área artística pode fazer algum trabalho modificando a voz? Isso traz consequências?

Reynaldo Lopes – Pode sim, desde que seja bem orientado para que não haja consequências maléficas a sua saúde vocal. O Fonoaudiólogo é o profissional preparado para fazer isso de forma adequada e consciente.

Falando de Fonoaudiologia – Quais são as maiores dificuldades que você observa durante o trabalho de técnicas vocais nestes profissionais? Como tem sido o desenvolvimento do ator Celso André e como é o trabalho que é realizado com ele?

Reynaldo Lopes - Nossa, três perguntas em uma questão maior. Vamos lá: o que me dá mais trabalhos quando inicio uma proposta fonoterápica com qualquer ator, cantor, professor é quando ele procura meus serviços porque alguém mandou. Quando ele vem sem quere vir. Demora muito para que entendam que precisam de uma intervenção fonoaudiológica para o seu bem estar e melhoria do seu ofício. Isso dá muito trabalho de fato, mas diferente disso, o trabalho com eles me é bastante gratificante e prazeroso. A apresentação das propostas das técnicas vocais flui com bastante leveza e compreensão, o que faz com que o trabalho seja isso que falei a pouco: puro prazer. Trabalhar com o Celso foi um presente. Ele é um ator experiente, sabedor de seus limites, saudável vocalmente, pois não fuma, não bebe e não tem nenhum outro estereótipo normalmente relacionado a atores pela sociedade em geral. Ele é disciplinado e ávido por novos conhecimentos e experiências vocais. Nosso trabalho, em linhas gerais, foi a da conscientização de sua capacidade aérea e a força que a sua voz tem no espaço cênico. Uma das atividades mais interessantes que fizemos foi quando nos juntamos eu, ele e a Dani, sua professora de canto, em meu consultório e efetivamos o trabalho com a música que ele executa em cena. Foi muito criativo esse momento e o resultado do conjunto da obra pode ser visto no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema. Lá vocês encontrarão o caleidoscópio de todas as técnicas e trabalhos que a fonoaudiologia, associado a outros saberes e práticas cênicas, pode criar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário