Hoje nós fomos assistir ao Fórum “Fonoaudiologia e a Saúde da Família",
promovido pelo CREFONO, no Hospital Maternidade da Praça XV.
Foi muito importante para o nosso conhecimento o assunto abordado,
que baseou-se principalmente em explicar aos presentes o que era o NASF.
Por falar nisso, vc sabe o que é o NASF?
NASF é o NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA.
“Visando apoiar a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços, garantindo a continuidade e integralidade da atenção, o Ministério da Saúde criou o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.”
O NASF é entendido como uma potente estratégia para ampliar a abrangência e a diversidade das ações das ESF (Equipes Saúde da Família), bem como sua resolubilidade, uma vez que promove a criação de espaços para a produção de novos saberes e ampliação da clínica. Tem como “modus operandi” o apoio matricial para atuarem em parceria com os profissionais das ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das ESF no qual o NASF está cadastrado. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família. Tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.
Bom, é mais ou menos assim:
O NASF foi criado com o intuito de apoiar e atuar em parceria com o ESF, que são as Equipes de Saúde da Família,
Essas equipes trabalham diretamente com a população mais carente, com profissionais preparados para visitar essas pessoas, devidamente cadastradas no programa.
E o mais interessante para nós, da Fonoaudiologia é que fazemos parte dessa equipe!
2 Fisioterapeutas
1 Fonoaudiólogo
1 Nutricionista
1 Psicólogo
1 Assistente Social
1 Educador Físico,
Entre outros,
E os profissionais médicos: Médico Acupunturista; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Médico Pediatra; Médico Psiquiatra. Os profissionais médicos podem compor apenas as equipes de modalidade 1.
Mas e o papel da Fonoaudiologia no NASF, qual é?
O fonoaudiólogo deve atuar promovendo à saúde e a qualidade de vida como estratégias de prevenção de doenças junto de ações multiprofissionais. Ações como saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso, realizando programas de orientação do desenvolvimento da linguagem, audição e das funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração), entre outras, começando a trabalhar juntamente com a população, a mudança dessa visão da “medicina curativa”, para uma visão da “,medicina preventiva”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário