FONOAUDIOLOGIA PRA VOCÊ!!!
BEM VINDO (A) AO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ÚLTIMO DIAAA!!!!


“As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo”
                                                                             Ludwig Wittgenstein]

É com esse pensamento lindo que falamos do último dia do Congresso galera!!
Sempre com o pensamento que a Fonoaudiologia está aí para fazer valer o direito dessa linguagem!!

Já em clima de despedida, pessoal já indo embora...
Fizemos amizade com as meninas da graduação da UFF de Friburgo, umas fofas!
Demos cartões do blog para o máximo de palestrantes que conseguimos,
Para alguns estudantes...
Enfim... agora só ano que vem! (e já tivemos informações extra-oficiais que será em Belém do Pará...quem se habilita?? EU!!! Rsrsrs)
Bom,
Assistimos a palestra sobre as inovações nos cursos de Pós graduação nas áreas da Audiologia e equilíbrio. Apresentada por coordenadores dos cursos da Santa Casa de SP, PUC, USP, que  falaram bastante sobre o incentivo à iniciação científica, as bolsas de pesquisas, coordenadores de cursos que estão iniciando falaram sobre as dificuldades que enfrentam nesse começo, e sobre os projetos que dão certo. Uma verdadeira lição.

Depois partimos para a mesa do CFFa sobre Fonoaudiologia e projetos sociais, onde ações e  projetos foram mostrados, como exemplo o projeto solar ear ( que desenvolve aparelhos auditivos digitais recarregáveis- surdos vindos da áfrica colaboraram técnicamente- é um projeto do CEFAC).
Uma frase muito verdadeira que foi dita nessa palestra e ficou marcada é “ a tua causa é aquilo que te toca” sobre a motivação para se fazer um projeto, disposição para correr atrás para que esse projeto se realize, aconteça, muito além do que as pessoas pensam que é só conseguir dinheiro, o que com certeza é muito importante, porém fazer um projeto sobre algo que te encanta, que te sensibliza, com certeza é tem que ser o motivo maior... é pra pensar, né gente??

Em seguida fomos a palestra dos patrocinadores sobre implante coclear e aparelhos auditivos, foi distribuído  os aparelhinhos para que pudéssemos ver como funciona, o que foi interessante, pq pudemos ver o resultados, escutamos o som com e sem os aparelhos, comparamos, enfim...fora que toda essa tecnologia a gente só entende vendo né?? Rsrsrs


Encerramos o nosso dia  assistindo a palestra de alfabetização e letramento, mergulhando no mundo da escrita e da leitura, e a cada vez que ouvimos vemos que tem muita gente precisando da ajuda da Fonoaudiologia nessa área... muita coisa para ser pesquisada, muitas coisa para ser estudada!! 

E a nossa conclusão sobre o Congresso é que tem muita coisa nova por aí, e isso dá um gás danado para quem é estudante!!! E que todo estudante deveria vir aos Congressos para absorver um pouquinho dessa energia!!!

Valeeu super tudoo!!! 

                                                    Encerrando com as fotinhas da mesa do Buda 
                                                    e com as meninas da Fono da UFF de Friburgo!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

TERCEIRO DIA ...VAMOS DE NEONATAL??

Hoje foi o dia das palestras em Neonatal!!!

Na primeira mesa redonda assistimos vários trabalhos de alunos e profissionais sobre “Cuidados no atendimento ao recém nascido”, com enfoque na atenção humanizada, criança, pais, família, respeitando a individualidade. Várias técnicas de amamentação foram discutidas e alguns sites citados para as gestantes e mães:

MÉTODO   CANGURU:




Em seguida fomos para a sala onde acontecia o debate sobre “Instrumental de avaliação de MO’.
Trabalho sobre a importância do uso do paquímetro na avaliação clínica, foi discutido o uso da eletromiografia e seus benefícios para a avaliação muscular, e os outros tipos de avaliação que deve acompanhar o uso das eletromiografias.

E Irene Marchesan, com muita propriedade do assunto, falou sobre a avaliação perceptual e instrumental usando a filmagem, lembrando que a avaliação da normalidade  é de suma importância. Quem sabe, sabe, né??

Bom, mudando totalmente de área, fomos a sala da palestra de Perícia e Fonoaudiologia, assunto que desperta o interesse geral, para vocês terem noção, a sala ficou mega cheia, foi preciso que a organização trouxesse várias levas de cadeira para suportar a quantidade de gente que queria entrar...tinha fila na porta!
Contudo eu e Aline já estávamos na primeira fila !! rsrsrs
Dra Juliana Algodoal começou a palestra, contando sobre sua experiência na área que é a da voz pericial dando um perfil profissiográfico para quem deseja atuar na área. Em seguida a Fga Alice Pena, perita em Audiologia deu um outro show de experiência e conhecimento na área, mostrando para todos os presentes,provas, digamos, concretas do reconhecimento da Fono na área da perícia! Muito empolgante saber sobre esse reconhecimento.
Em seguida, a nada mais nada menos, CSI (rsrsrs), como ela mesmo citou, CSI é o nome do novo departamento que atua, Maria
do Carmo Gargaglione, que assim como já citamos nas postagens anteriores,  tantos profissionais que estão realizando seus trabalhos de forma tão brilhante que levam a Fonoaudiologia no topo, essa profissional para quem não conhece é mais uma que orgulha a comunidade da Fono, sendo a primeira Fonoaudióloga perita do Ministério Público do RJ, fazendo um trabalho super reconhecido e sério!
Falou sobre a evolução da Fono Forense nos últimos 13 anos, citou a ACADEFOR, Academia de Fono Forense. Ou seja, encantou todos os presentes. Imperdível.

Com Maria do Carmo Gargaglione!!
                           


E fechamos como começamos, rsrsrs, com um curso de Fono em UTI Neonatal: técnicas de transição da alimentação de sonda para Via Oral, apresentado
pela Fga Dra Andréa Monteiro Correia Medeiros, falou de técnicas utilizadas na UTI Neonatal, protocolo que podem ser usados, fez demonstração com bonecos e seios de espuma...enfim, muito engrandecedor!
Lá se foi mais um dia de Congresso...
Até amanhã amigos!

DIA DE CONFRATERNIZAÇÃO!

No segundo dia de Congresso, ao chegar no hotel, nos deparamos com um senhor no elevador que nos perguntou sobre o evento, falamos que era de Fonoaudiologia, e em seguida ele nos disse “ estou impressionado com a quantidade de jovens que tem aqui!”
Muito legal!! Realmente...o Congresso está tomado pela juventude, futuro da Fonoaudiologia!

Bom, eu e Aline passeamos pelas exposições, muitas novidades em próteses, implante coclear, livros, muitos livros ( dá vontade de levar todos!). Abaixo tem uma foto da Aline demonstrando como utilizar uma bandagem elástica adesiva, usada em M.O, que tem como objetivo corrigir a função do músculo, entre outros benefícios.

 Assistimos a mesa redonda no CFFa com a nossa querida Claudia Graça, sobre a Fonoaudiologia na Saúde da Família, (adoramos NASF!), ficamos sabendo de um programa do governo, o VERSUS onde o estudante pode passar  uma semana no serviço público vivenciando todo o processo, muito interessante! 
Atenção minha gente, mercado de trabalho para a Fono na saúde da família terá uma crescimento muito grande!

                                       
                                            Professora presidente do CREFONO Claudia Graça!

Logo depois assistimos a palestra de Ana Furckim, Jaime Zorzi sobre ética em Fono escolar e em Disfagia. Muitooo boaa!! Ana Furckim é de uma excelência ao falar em Disfagia e Jaime Zorzi...sem palavras (minha raiz é a educação galera!!).
Ahh, pessoal da Disfagia, quem atua nessa área agora terá que fazer atualizações anuais!! Pois é...negócio sério! 

Com Jaime Zorzi e Irene Marchesan do CEFAC !!!



                                 
Fomos para a sala onde seria o debate de Fononcologia com a Elizabete Carrara, porém com a situação do nosso ex presidente Lula, que está com câncer de Laringe, Elizabete está envolvida em explicações sobre o assunto, o que para a Fonoaudiologia é um grande reconhecimento!!! Momento de mostrar para quem não sabia, a importância do Fonoaudiólogo nessa área! Parabéns Elizabete!
Bom, a última palestra do dia, que assistimos foi sobre os extremos vocais, com nada mais nada menos que, Domingos Sávio, Janaína Pimenta e Sílvia Pinho.......
Gente, super sem palavras! Foi tão tudo, tão tudo, que até eu que “fujo” um pouco de voz, fiquei apaixonada por esses três falando!!

                                                                
                                         Com Professor Domingos Sávio ( voz)
    

                                         
                                          Com Janaína Pimenta !!!!
      

E fechando com chave de ouro, a confraternização que foi rapidinha, porém válida, com a receptiva e cheia de energia Mara Behlau, o tempo todoo pelo salão falando com todo mundo e agradecendo a presença- e nós estudantes seres normais, rsrsrs- tirando altas fotos com ela! DIVA!