FONOAUDIOLOGIA PRA VOCÊ!!!
BEM VINDO (A) AO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA!

domingo, 12 de setembro de 2010

VOCÊ CONHECE O INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) ?


O Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, órgão do Ministério da Educação - MEC, tem como missão institucional a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o território nacional, bem como subsidiar a Política Nacional de Educação, na perspectiva de promover e assegurar o desenvolvimento global da pessoa surda, sua plena socialização e o respeito as suas diferenças.

Centro de Referencia Nacional na Área da Surdez, presta assessoria técnica nas seguintes áreas: prevenção à surdez, audiologia, fonoaudiologia, orientação familiar, orientação para trabalho e qualificação profissional, artes plásticas, dança, biblioteca infantil, Língua de Sinais, informática educativa, atendimento à múltipla deficiência (sempre aliada a surdez), prevenção às drogas, experiência educacional bilíngüe, ensinos fundamental e médio e ações para a cidadania (palestras sobre temas atuais). Também promove anualmente, Seminário Nacional / Congresso Internacional sobre temas relevantes na área da surdez, alem de publicações semestrais de revistas e periódicos de cunho técnico e cientifico.

No Centro de Referencia, encontra-se o colégio de aplicação onde são atendidos alunos surdos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Além de educação formal, os alunos recebem atendimento especializado nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social. Os cursos profissionalizantes e estágios remunerados capacitam os surdos para sua inserção no mercado de trabalho. O Projeto do Centro de Atendimento Alternativo florecer, atende alunos matriculados nos segmentos da escolaridade formal do CAP/INES que apresentam dificuldades de aprendizagem e/ou outros comprometimentos, como também a crianças e jovens com múltipla deficiência que vêm em busca de escolaridade. Arte e esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos.


O INES atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio. A arte e o esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. O ensino profissionalizante e os estágios remunerados ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho. O Instituto também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.



ENDEREÇO:
Rua das Laranjeiras, 232
Laranjeiras • Rio de Janeiro • RJ
Tels.: (21) 2285-7546, 2285-7949. Fax: (21) 2285-7692.

A EQUIPE DO BLOG "FALANDO DE FONOAUDIOLOGIA" FEZ UMA VISITA AO INES, 
CONVERSAMOS COM A EQUIPE DE FONOAUDIOLOGIA,
QUE FAZ UM TRABALHO DE MUITA DEDICAÇÃO JUNTO AOS ALUNOS SURDOS,
EM BREVE ESTAREMOS POSTANDO A ENTREVISTA QUE FIZEMOS COM UMA DAS 
FONOAUDIÓLOGAS, E SEU TRABALHO NO INES!


NA FOTO ABAIXO ESTAMOS COM ALGUMAS DAS FONOAUDIÓLOGAS: